Guy Needham


THE DANI


A Incubator Gallery e a Associação de Psicanálise Relacional apresentam a exposição de fotografias de Guy Needham: "Os Dani".

Apesar de terem milhares de anos, os Dani eram desconhecidos do resto do mundo até 1938.

Hoje, eles ainda caçam com arcos e flechas na região de Papua, na Indonésia, e vestem-se tradicionalmente para as celebrações, incluindo o uso de cabaça pénis. A exposição apresenta 8 fotografias do autor.

A interessante visão do mundo de Guy Needham foi moldada pela sua infância na Nova Zelândia rural na década de 1970. Hoje, é conhecido pelo seu trabalho internacional com tribos indígenas, explorando os temas da identidade e do lugar das narrativas culturais.

O seu trabalho é um híbrido de géneros fotográficos entre o documentário e o retrato. A simplicidade do seu estilo depurado tem sido descrita como tendo uma intensidade silenciosa e um ritmo subtil. As suas imagens foram exibidas em Nova York, Londres, Paris, Berlim, Barcelona, Tóquio e Atenas.

A aproximação a contextos culturais diferentes do nosso lembra-nos que as possibilidades de compreensão do outro advém de movimentos de aproximação ao diferente, com respeito pela sua diferença, com valori- zação dessa diferença. Este movimento desperta o medo, é nesse lugar de desafio a nós próprios, de enfrentar o diferente, em mutualidade, perante humanos como nós que nos colocamos. As fotografias de Guy são um desafio que entusiasma.